Qual seria o conceito de poluição?
Qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades físicas, químicas ou biológicas do meio, afetando a saúde dos indivíduos.
Não.
Seguindo este conceito de poluição, um vegetal seria poluição, já que é uma matéria que por meio da fotossíntese altera as propriedades químicas do ambiente, e altera as propriedades químicas do solo.
Este conceito cai por terra por usar a palavra qualquer, não é qualquer matéria nem qualquer energia, e sim qualquer matéria e energia em excesso no ambiente, alterando significativamente a saúde dos indivíduos.
Para ilustrar o verdadeiro conceito de poluição, basta observar o fenômeno da maré vermelha.
A maré vermelha é causada pelo excesso de microalgas na água denominadas Pyrrhophytas, este excesso causa o total desequilíbrio em mares, rios e lagos, levando à morte toneladas de peixes.
O nível de oxigênio cai, o nível de parasitas aumenta e peixes morrem por entupimento de suas brânquias.
É interessante perceber que essas microalgas estão na água o tempo todo, mas só podem ser consideradas poluição quando se reproduzem excessivamente, quando sua população alcança valores fora do comum.
Expandindo nossa percepção com relação à este exemplo, podemos perceber que se uma população cresce exponencialmente, inevitavelmente ela vai causar o desequilíbrio.
E é isso que acontece no nosso planeta, a população humana gira em torno de 6 bilhões de indivíduos.
Obedecendo o inevitável esta superpopulação causa enormes desequilíbrios.
Nós não nos diferenciamos muito das microalgas que causam a maré vermelha.
Somos poluição, isso é inegável.
Não nos diferenciamos porque não queremos, nós pensamos, temos noção de razão, somos racionais, podemos optar por energias alternativas, podemos sair de casa e limpar a cidade, podemos plantar árvores.
Mas não queremos nos diferenciar!
Continuamos consumindo o desnecessário.
Continuamos só escrevendo sobre os problemas e não fazendo nada.
Continuamos a não plantar, não limpar, continuamos poluindo.
Insistimos em parecer irracionais.
Enquanto não começarmos a agir, somos todos poluição.


Nenhum comentário:
Postar um comentário