Ápice do renascentismo, época de maior florescimento científico até então, começava ali uma época de desmistificação dos ideais retrógrados impostos pela igreja católica.
Agora sabíamos que a Terra girava em torno do Sol.
A ciência empírica dava novas explicações ao que até então era tido como irrefutável, agora os homens não se contentavam com as mesmas explicações equivocadas da religião.
A ciência foi apartir daí rotulada como inimiga da religião, a ciência não é culpada de ter criado essa rivalidade, talvez a igreja católica tenha criado essa imagem ao perseguir os grandes pensadores que tinham ideais contrários aos seus.
A rivalidade surgiu e persiste até hoje.
O que temos que perceber é que ciência e religião não são rivais, ambas tem ideias errôneas.
A ciência é simplesmente o catalisador da curiosidade, e seguindo o curso natural da curiosidade, vários mistérios são revelados, e principalmente quando se tem curiosidade de aprender o novo, suas antigas ideias perdem o sentido, o trabalho da ciência é trazer essas novas ideias e desmistificar as antigas, quando a ciência derruba ideais religiosos não deve ser rotulada como rival da religião, ela está simplesmente fazendo o seu trabalho;
Acelerando a curiosidade, dando movimento ao modo de perceber as coisas ao nosso redor, tentando dar as justificativas certas para a realidade.
Seja a favor do ceticismo ou da religião a ciência não pára a busca por novas explicações.
No ramo da ciência que justifica ideiais religiosos a teoria mais importante é sem dúvida, o Intelligent Design, uma teoria científica que vai em parte contra a teoria evolucionista, e em parte à favor do criacionismo.
Evolução.
A teoria Darwinista defende que os seres surgiram naturalmente, sem intervenção de um criador.
Evolução são as modificações ocorridas em organismos ao longo dos anos, que são passadas hereditariamente, alterando as características da espécie, chegando a criar espécies diferentes. Essas modificações são ocorridas primeiramente graças à mutações, se a mutação ocorrida proporcionar uma vantagem para o indivíduo no determinado ambiente, este tem mais chances de sobrevivência, sendo assim tem mais chances de se reproduzir e perpetuar esta vantagem à seus filhos.
Com o decorrer do tempo e muitas mudanças devido à mutações e à pressões ambientais, espécies novas podem ser criadas.
As mutações são eventos aleatórios e muito raros de acontecer.
Intelligent Desing.
O Intelligent Desing não exclui a evolução, já que é óbvio que os seres estão sujeitos à pressões ambientais, o I.D. mostra que a evolução não é capaz de ter criado tudo sozinha, que a vida como existe hoje não pode ter sido criada apenas por eventos ao acaso.
Como evidência do I.D. nos é mostrado certos indivíduos que desafiam a evolução, parece ser improvável que a evolução deu origem à certas estruturas neles, segundo esta teoria, estas estruturas precisaram de um Designer para serem criadas, elas são complexas demais para terem sido criadas simplesmente por mutações ao acaso e eventos aleatórios, seria necessário um agente inteligente para criar estas estruturas.
Em A Origem das Espécies Darwin declarou:
O fato é que existem esses órgãos complexos, e essa complexidade, é intitulada como complexidade irredutível.Se pudesse ser demonstrado que existiu algum órgão complexo que não poderia ter sido formado por numerosas, sucessivas e ligeiras modificações, minha teoria seria absolutamente quebrada.
Um sistema de complexidade irredutível, é um sistema que possui várias "peças", e que a falta de uma dessas peças prejudicaria o funcionamento de todas as outras.
Cada peça tem seu papel e é fundamental para exercer a função do sistema, abaixo é apresentado um exemplo de sistema irredutível.
A ratoeira é um humilde exemplo de sistema de complexidade irredutível. Uma ratoeira apresenta as seguintes peças:
- Uma plataforma plana de madeira para servir de base;
- Um martelo de metal, que faz o trabalho de esmagar o pequeno rato;
- Uma mola de metal
- Uma trava sensível, que dispara quando é aplicada uma ligeira pressão; e
- Uma barra de metal que prende o martelo
Se uma das peças é retirada a ratoeira não funciona, uma peça depende da outra, portanto um exemplo de complexidade irredutível.
Acontece que inúmeras estruturas vivas também apresentam complexidade irredutível, um exemplo de uma dessas estruturas é o flagelo bacteriano mostrado abaixo:![]() |
Esta "máquina molecular" supera qualquer tipo de máquina que possamos vir a criar atualmente, o flagelo é literalmente uma máquina molecular, assim como tantas outras.
Dentre as várias partes do flagelo bacteriano de acordo com a imagem estão:
- rotor
- estator
- Bearing (Junta universal)
- Hook (Gancho)
- Flagellar filament (Hélice)
Um motor no flagelo produz uma corrente elétrica ao bombear íons, esta corrente elétrica é assimilada pelo rotor que faz o flagelo girar, a bactéria também pode regular a velocidade indo mais rápido ou mais devagar.
O flagelo tem também refrigeração à base de água.
Estas são as partes principais do flagelo, na verdade estão envolvidas quarenta "peças" cada uma com sua função, e cada uma essencial para o funcionamento do flagelo.
A montagem do flagelo tem que estar perfeitamente sincronizada, cada peça tem seu lugar, se uma peça estiver fora do lugar nada funciona.
É inevitável se perguntar, como a evolução pôde criar esta estrutura?
É algo que nenhum evolucionista explica, se a evolução proporciona eventos ao acaso, então quarenta peças diferentes se combinaram em ordem perfeita e produziram o flagelo, assim? ao acaso?
Qual é a probabilidade disso acontecer na natureza aleatoriamente? É simplesmente improvável que ocorra uma sequência de quarenta eventos aleatórios numa determinada ordem, e num sistema que tudo tende a se desorganizar.
Esta máquina biomolecular precisou de um desinger, um projetista, um agente inteligente que pudesse criá-la.
Mas vamos admitir que mesmo num sistema que tudo leva ao caos, uma sequência de trinta e nove eventos aleatórios ocorreu em ordem perfeita, e conseguiu montar trinta e nove das quarenta peças do flagelo, mesmo sem a última peça o flagelo ainda não funciona, então aquele flagelo sem a ultima peça seria inútil para a bactéria e a seleção natural o eliminaria antes da ultima mutação ocorrer para a ultima peça surgir.
Além de todas essas dificuldades, mutações são extremamente raras de acontecer, e a evolução é um processo lento e gradual, o flagelo não pode ter surgido por um processo lento e gradual, porque como foi dito, durante muitas gerações o flagelo em formação seria algo inútil para a bactéria, (já que só funcionaria com a chegada da ultima peça) sendo assim a seleção natural eliminaria o flagelo em formação, impossibilitando a fixação dessa característica numa população de bactérias.
O flagelo surgiu abruptamente, sem meios termos, de uma hora pra outra todas as peças tinham que estar lá em seus lugares pré-determinados. Para a formação do flagelo está mais do que claro que é necessário um projeto, é necessário um agente inteligente para esta estrutura ser criada.
Assim como outras milhares de estruturas, o flagelo foi projetado por um desenhista, do contrário a evolução não seria capaz de tê-lo criado.
Crer que o flagelo bacteriano surgiu sem um projetista, é o mesmo que encontrar uma Ferrari na praia e crer que ela surgiu ao acaso, sem ação de um agente inteligente.
Certas coisas são de uma complexidade tamanha que é impossível terem surgido sozinhas, elas são na verdade a marca de uma inteligência no plano material.
Assim como nós construímos os diversos tipos de máquinas, e estas máquinas não surgem por eventos ao acaso, diversas estruturas na natureza não tem como terem surgido ao acaso, elas também foram construídas, seja por Deus, seja por quem for.
- “Eu vou misturar água e pedra e sacudir, para ver se crio um computador top de linha, pois os evolucionistas dizem que foi assim que a célula veio a surgir, então deverá dar certo também para criar algo menos complexo como o computador” [Bruno G. Moraes]


ops!! estou vendo uma promissora carreira de Mestre.
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