![]() |
| Lídia Barbieri |
Panturilhas torneadas, pernas curvilíneas, glúteos durinhos e enpinados, barriga lisinha como uma duna que termina em seios firmes e fartos, e digo mais... músculos das costas levemente à mostra, uma lombar forte que possa definir a curva da cintura e dar ênfase ao semicírculo formado pelos glúteos, e que as curvas não terminem! Um bíceps femural levemente volumoso e um quadríceps não muito grande, de forma que não roube a cena das coxas redondinhas que findam num quadril largo. Aí está um espécime humano feminino com um corpo impecável e mais que atraente, e duvido que algum espécime masculino venha a discordar!
Mas porquê a maioria esmagadora dos homens concorda que essa é uma mulher gostosa?
Porque julgamos belo, um corpo carnudo e bem proporcional?
O nosso colega cérebro delega alguns valores às coisas, de forma que fique claro o que é vantajoso ou desvantajoso para o indivíduo, um amontoado de fezes tem um sabor horrível para o ser humano ao passo que para uma mosca é um banquete apetitoso, já que representa prejuízo para o humano e vantagem nutricional para a mosca, seus cérebros produzem sabores diferentes com a finalidade de determinar o que é bom e o que é ruim.
E no que diz respeito à atração sexual não é diferente, o cérebro dá significados à todo esse maquinário corpóreo atribuindo-lhes significações.
O meio seleciona os indivíduos mais aptos a sobreviver e na escolha do parceiro não é diferente, os parceiros escolhem suas parceiras e vice-versa de acordo com a fertilidade do futuro cônjuge, é perfeitamente lógico que para o futuro da espécie, os parceiros mais aptos a procriar sejam escolhidos. Pois estes tem mais chances de procriar uma prole mais forte e saudável.
Mas como é informado quem tem mais ou menos fertilidade?
![]() |
| Lídia Barbieri |
Bom, aí vem a leitura feita pelo cérebro, o mesmo que interpreta sabores de acordo com o valor calórico da comida é capaz de delegar também noções de beleza, nos levando a escolher as parceiras(os) de acordo com sua fertilidade. Existe um motivo para apreciarmos um corpo avantajado e proporcional de uma mulher, e o motivo é que partes do corpo que são bem desenvolvidas indicam níveis hormonais, harmonia metabólica, (principalmente no que se diz respeito ao sistema de defesa). Portanto uma mulher "gostosa" simplificadamente está mais apta a ter filhos.
Podemos fazer uma analogia entre a mulher e uma flor, sabemos que a flor é a parte reprodutora da planta, com o conteúdo aqui exposto, fica evidente o porque de uma flor ser bela e chamativa, ela representa a fertilidade, tem por obrigação ser chamativa do contrário não atrairia insetos, e pássaros (animais que fazem a polinização). A moça bonita, nada mais é do que uma bela flor, chamativa, e que está exalando sua fertilidade e atraindo homens.
É na verdade a meu ver bem óbvio essa relação da beleza com a vantagem fértil, do contrário seria um caos, imagine se fôssemos atraídos por parceiras inférteis? Aos poucos a espécie definharia.
Exemplifiquemos:
Uma moça com beiços carnudos, seios grandes, e quadris largos é uma moça bonita... e Fértil!
A taxa hormonal e o metabolismo necessários para produzir nela esse aparato chamativo é a mesma taxa hormonal que vai influenciar em todo o processo de gestação, formação embrionária, no leite materno e etc.
Portanto esta está mais apta.
Atualmente com o avanço da medicina é vero que não dependemos da escolha certa da parceira para perpetuação da espécie, mas a alguns milênios era de suma importância a escolha ideal da parceira e nós herdamos ao longo dos anos a noção de beleza criada a partir de nosso cérebro.
Outros estudos incríveis demonstram esta assustadora influencia biológica:
Foi pedido a um grupo de mulheres que desse sua opinião acerca de toalhas molhadas de suor de 10 jogadores de um time de futebol, como se elas tivessem que escolher seus parceiros simplesmente pelo cheiro do suor destes, e os resultados reafirmam a idéia de atração sexual ligada à vantagem fértil e biológica.
No caso das toalhas, todas as mulheres escolheram toalhas de jogadores que possuíam anticorpos diferentes dos seus, mas de que forma ter anticorpos diferentes poderá representar uma vantagem biológica para elas?
Variabilidade genética.
Quanto maior a variabilidade genética de seus genes mais aptos sua espécie estará para enfrentar epidemias e outras formas de seleção natural.
Vamos ao exemplo:
Sabemos que as bactérias não tem variabilidade genética, todas elas são clones, seus genes são os mesmos. Pois bem, quando esta população de bactéria entra em contato com um antibiótico toda a população morre, mas imagine se cada bactéria fosse diferenciada uma da outra, cada uma ia ter vantagens diferentes o que dificultaria a destruição em massa de sua população, mas como todas são iguais, terminam por morrer todas juntas.
Portanto, a escolha de uma parceiro que tem os genes diferentes dos seus é totalmente lógica, pois a prole do casal vai ter uma diversidade genética maior, o que protege a continuação da espécie.
Esse estudo evidencia que as preferências físicas no sexo oposto, existem talvez graças as diferenças genéticas entre os indivíduos.
Nós vemos olhos, bocas e narizes que correspondem a: genes, genes e genes que se forem genes diferentes dos nossos irão atrair-nos inconscientemente nos induzindo a diversificar o genoma da próxima geração.
Nós vemos olhos, bocas e narizes que correspondem a: genes, genes e genes que se forem genes diferentes dos nossos irão atrair-nos inconscientemente nos induzindo a diversificar o genoma da próxima geração.
Outro estudo superinteressante sobre o assunto é simples mas esclarecedor:
Um grupo de homens foi exposto a foto de mulheres e estes deviam analisar as mais atraentes.
E o resultado obtido foi que as mulheres que estavam ovulando lhes pareciam mais bonitas, de fato as mulheres quando ovulam tem mudanças na pele, cabelo e voz, e estas mudanças não passam desapercebidas pelos homens, e nem deviam, pois seria contra a lei natural.
Esta é a seleção sexual de Darwin agindo com todos seus truques!
Existem muitos outros fatores biológicos (que não cito neste texto) que nos influenciam na escolha do parceiro e na noção de beleza, e além dos fatores biológicos, os fatores culturais que influenciam na formação de todos os conceitos de todas as sociedades, existem sem dúvida atualmente os fatores econômicos, a escolha do parceiro com base na estabilidade econômica, existem fatores psicológicos entre outros que eu posso ter esquecido, mas concerteza o que mais me fascina são estas influências biólogicas, tão sutis e imperceptíveis nos levando a fazer escolhas o tempo todo sem consciência do porque estamos agindo desse ou daquele jeito.




Nenhum comentário:
Postar um comentário